quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ser ou Ter - Eis a Questão!

"Finalmente, sede todos de igual ânimo, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal, ou injúria por injúria, antes pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança."
I Pedro 3: 8 e 9


Quem já não ouviu alguém dizendo: "Meus verdadeiros amigos dá pra contar em uma mão e ainda sobram dedos!" ou "Hoje em dia é muito difícil de encontrar verdadeiros amigos."

São praticamente frases de efeitos, "clichês", mas infelizmente é uma verdade. É um sinal que revela características humanas contemporâneas.
Ter muitos amigos, não é sinal que um pessoa é 100% feliz e realizada nessa área da vida. Afinal, a Bíblia mesmo nos diz que isso não é um bom negócio.

"O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado que um irmão."                                                         Provérbios 18:24
 

Apesar de todas as definições, é importante ter um(s) amigo(s) mais chegado(s) que um irmão. Esse acolhimento fraternal, só nos faz bem. E muito mais que isso, SER AMIGO, implica numa responsabilidade muito maior. E as características grifadas no versículo do início do texto, são exemplos de características correspondentes da atitude de SER diferentemente de TER amigo.

Hoje em dia, muitos estudos revelam que um relacionamento entre um casal, só será duradouro se o homem e a mulher casarem para fazer o outro feliz e não simplesmente para ser feliz, recebendo tudo que o outro pode oferecer. Fato é que muitos casais separdos, quando questionados sobre o fim do relacionamento, respondem: "Eu já não era mais feliz com ele(a)."

Quando conhecemos a Jesus, conhecemos a verdadeira alegria e felicidade. Entendemos também, que a felicidade não é um estado de espírito, mas sim uma constante em nossa vida. Sendo que eu não apenas "estou" feliz, mas sim SOU feliz, porque todos os dias ao acordar eu sinto o amor de Deus, porque Ele próprio me diz que sou amada por Ele, através do Seu carinho e cuidado por mim.

Concluindo então, acredito que deve haver em nós, um sentido maior no quesito AMIZADE. Eu tenho que ter amigos, mas a quantidade maior de relacionamentos deve estar no âmbito  de SER AMIGO. E ser migo é: Buscar fazer o outro feliz e preferir ao outro (sem anular-se); Lembrar que seus interesses pessoais podem ser remanejaados para que o outro possa ter um pouco mais da sua atenção; gastar mais tempo servindo de ombro e ouvido amigo, ter palavras de conforto e exortação (quando preciso); Fazer surpresas agradáveis não esperando nada em troca; Saber perdoar; Ser tolerante; Não querer só receber do outro, mas poder ofertar e semear na vida do outro; Convidar para estar junto em momentos de diversão e cotidianos também, etc.

Creio que seguindo padrões como esses, que agradamo o coração de Deus, é possível que se continue com poucos amigos, mas com certeza, você fará a diferença na vida de muitas pessoas. E muitas delas sentirão o amor de Deus que há dentro de você.


Um beijo                                                     
Maressa Galvão